top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

ENEM 2020 ISENÇÃO E JUSTIFICATIVA


DATA: 08/04/2020 - A temporada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já está aberta. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição teve início e, 06/04/2020 e termina no dia 17/04/2020 (sexta-feira). No mesmo período, ocorrem as justificativas de ausência dos participantes que solicitaram isenção em 2019, porem faltaram ao exame e desejam solicitar isenção em 2020. Atenção! Esses procedimentos não garantem inscrição em 2020. Todos os candidatos interessados em participar do processo em 2020, inclusive os que tiverem a sua solicitação de isenção aprovada, deverão fazer a inscrição para o Enem 2020 entre os dias 11/05/2020 e 22/05/2020 no site do Enem. Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão disponibilizados em 24 de abril. As provas do Enem estão previstas para ocorrem em 1º e 8 de novembro de 2020.

QUEM PODE SOLICITAR ISENÇÃO? 1) Aqueles que estão cursando a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; 2) Aqueles que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; 3) Aqueles que declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que exige renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.


QUEM DEVE JUSTIFICAR AUSÊNCIA?

Os candidatos que tiveram isenção da taxa em 2019 e não compareceram as dois datas das provas devem justificar a ausência para realizar novo pedido de isenção em 2020. O processo é feito pela internet pela Página do Participante do Enem, devendo anexar documentos que comprovem a ausência, do tipo: boletim de ocorrência policial, certidão de óbito de parente e certidão de nascimento. Maiores detalhes no mesmo site.


QUEM DEVE SE CADASTRAR AGORA?

Aqueles que irão justificar sua ausência em 2019 e/ou solicitar a isenção em 2020, estes deverão se cadastrar na conta única do Governo Federal, o portal gov.br, cujo acesso poderá ser feito pela Página do Participante do Enem. O candidato deve guardar ou memorizar sua senha, pois ela será necessária para acompanhar todas as próximas etapas do exame.


ENEM DIGITAL?

Uma modalidade digital do exame será ofertado a partir de 2020, através implantação gradual e aplicação-piloto para 100 mil candidatos em todo o país. A estrutura das provas é a mesma do modelo impresso. O modelo digital tem seu próprio edital, mas as regras para pedidos de isenção e justificativas de ausência são as mesmas descritas acima. As provas do Enem Digital estão previstas para ocorrer em 11 e 18 de outubro.


Maiores informações acessem os sites abaixo: • Site do Enem: https://enem.inep.gov.br/

• Página do Participante: https://enem.inep.gov.br/participante/


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page