top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

INSCRIÇÕES ENEM

Atualizado: 5 de mai. de 2020



DATA: 04/05/2020 - Fazer a inscrição no Enem é essencial para que você participe do processo, este procedimento deve ser feito mesmo por aqueles que tiveram sua isenção de taca de inscrição aprovada. Por tanto, não deixe para a última hora! As inscrições vão de 11 de maio (segunda-feira) até 22 de maio de 2020 (sexta-feira), é são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante (Link: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). Aqueles que não conseguiram isenção da taxa de inscrição devem pagar R$ 85,00, de 11 a 28 de maio de 2020, em qualquer Banco ou correspondente bancário (como casa lotérica e agência do Correio). A respeito do pagamento, 1) se puder, pague a taxa de inscrição via sites ou aplicativos bancário, evitando assim o contato to com outras pessoas e prevenindo a propagação do coronavírus, 2) cuidado com o agendamento de pagamentos, tenha certeza de que o valor da taxa seja pago antes da data limite e de que tenha saldo em sua conta. Até a data fim, 22 de maio, você pode acompanhar sua inscrição, atualizando dados de contato, alterando cidade onde irá realizar a prova, opção da prova de língua estrangeira ou alterando o tipo de atendimento especializado para pessoa com deficiência. Depois disse prepare-se para as provas, as Matrizes de Referência do Enem informam o que é esperado do candidato em cada área do conhecimento, é importante conhecê-las. O Inep tem em seu site as provas e os gabaritos dos anos anteriores para você se familiarizar com a prova. Mas ter mais informações sobre o Enem você pode ainda verificar o seu Edital completo através do link a seguir (Acesso em 04.maio.2020 <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2020/edital_enem2020_impresso.pdf>)


• QUAIS AS NOVIDADES EM 2020?

• Participantes deverão marcar a cor do seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta.

• Os seguintes documentos, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação, não serão mais aceitos como documento de identificação.

• A Inclusão de foto no sistema de inscrição passa a ser obrigatória.

• Aplicação experimental do exame via computador para 100 mil participantes que escolherem participar da primeira edição do Enem Digital, que tem seu próprio edital, acessível no link a seguir (Acesso em 04.mai.2020 <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2020/edital_enem2020_digital.pdf>).

• Os Atendimentos específicos agora fazem parte do atendimento especializado.

• Candidatos cegos ou surdocegos poderão usar leitor de tela, desde que solicitem na inscrição.

• Participantes lactantes, que levarem o lactente e o acompanhante para a aplicação, terão 60 minutos adicionais para fazer as provas, desde que solicitem na inscrição.

• Participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção das provas.

• Redações escritas em braile serão corrigidas no Sistema Braile.

• Participantes com doenças infectocontagiosas deverão entrar em contato com o Inep para comprovar esta condição, eles não poderão comparecer ao local de provas, mas terão a oportunidade de participar da reaplicação.


• O QUE É O ENEM?

É sempre bom relembrar ou mesmo saber do que se trata o Enem, sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho do estudante do Ensino Médio e colabora para o acesso à Educação Superior (em programas como Sisu, Prouni e algumas instituições portuguesas) ou ao financiamento e apoio estudantil (em programas como Fies e Proun), além de servir como instrumento de autoavaliação, e desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame consiste de 4 provas objetivas (1 - Linguagens, códigos e suas tecnologias, 2 - Ciências humanas e suas tecnologias, 3 - Ciências da natureza e suas tecnologias e 4 - Matemática e suas tecnologias) , com 45 questões cada e uma redação, de no máximo 30 linhas (um texto dissertativo-argumentativo desenvolvido a partir de uma situação-problema)

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page