DATA: 24/11/2023 - Vamos explorar um tópico que está moldando o mundo ao nosso redor, a Inteligência Artificial (IA). A IA não é apenas a palavra da vez ou um conceito que apenas especialista em computação seriam capazes de entender; é uma tecnologia que já tem importante papel em nossas vidas e, muito provavelmente, continuará a ter no futuro.
O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
A Inteligência Artificial é o campo da ciência da computação que se concentra em criar sistemas e máquinas capazes de executar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Isso inclui atividades como: reconhecimento de voz, tradução automática, recomendações de produtos em publicidades, carros autônomos e muito mais. Em essência, a IA é sobre ensinar computadores a aprender e tomar decisões por si mesmos.
HISTÓRIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A história da IA começa na década de 1950, quando cientistas e pesquisadores começaram a vislumbrar a possibilidade de criar máquinas que pudessem imitar a inteligência humana, o termo "Inteligência Artificial" então é cunhado em 1956, numa conferência nos EUA, por John McCarthy, se tornando o marco inicial deste campo de estudo.
John McCarthy trabalhou ativamente com Alan Turing na proposição do "Teste de Turing", que é uma maneira de determinar se uma máquina pode exibir comportamento inteligente indistinguível de um ser humano. No teste um avaliador humano interage com uma máquina e um ser humano, sem saber qual é qual, se o avaliador não for capaz de identificar qual é a máquina, ela é considerada ter "passado" no teste, demonstrando assim ter Inteligência Artificial.
Nas primeiras décadas, de 1950 a 1960, temos a Era da "Symbolic AI", que se baseava em representações simbólicas e lógica para resolver problemas. Esses sistemas eram projetados para atuar em domínios específicos e se operavam com regras "if-then" (se-então), por exemplo, um sistema médico conteria regras do tipo "SE o paciente tem febre e tosse, ENTÃO pode estar com gripe". No entanto, estes sistemas não compreendiam a complexidade e ambiguidade do mundo real.
Nas décadas de 1980 e 1990, temos a Revolução do "Machine Learning" (Aprendizado de Máquina), à medida que a tecnologia avançava, algoritmos foram desenvolvidos para permitir que as máquinas aprendessem a partir de dados, abrindo caminho para avanços significativos em reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural e visão computacional.
ONDE ENCONTRAMOS A IA ATUALMENTE?
A IA já está presente em muitos campos de nossas vidas cotidianas, mesmo que não notemos, veja alguns exemplos onde podemos encontrar IA hoje em dia:
• Assistentes Virtuais: Siri, Alexa e Google Assistente são assistentes virtuais que usam IA para responder a perguntas, executar tarefas e interagir conosco.
• Mídias Sociais: As plataformas de mídia social usam IA para mostrar conteúdo relevante em nosso feed e para identificar automaticamente imagens.
• Comércio Eletrônico: Quando compramos online, a IA é usada para fazer recomendações de produtos com base em nossas preferências e histórico de compras.
• Medicina: A IA está sendo usada para ajudar médicos a diagnosticar doenças, descobrir novos medicamentos e personalizar tratamentos.
• Carros Autônomos: Empresas como a Tesla estão desenvolvendo carros que podem dirigir sozinhos usando sistemas de IA.
• Tradução Automática: Serviços como o Google Tradutor usam IA para traduzir instantaneamente textos em diferentes idiomas.
• Jogos Eletrônicos: A IA é usada para criar personagens não jogáveis (non-player character, NPCs) inteligentes e desafiadores em jogos.
QUAL O FUTURO DA IA?
À medida que a tecnologia de IA continua a evoluir, ela terá um impacto ainda maior em nossas vidas. Será crucial que todos nós, como cidadãos, compreendamos como ela funciona e como pode afetar nossa sociedade. Além disso, a IA também apresenta desafios éticos, como questões de privacidade e direito autoral, espalhamento de notícias falsas (fake news) e reprodução de preconceitos e discriminações. A Inteligência Artificial é um campo fascinante que continuará a moldar o mundo em que vivemos.
FONTES:
• <https://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial.htm> acesso em 31.out.2023;
• <https://cienciahoje.org.br/artigo/a-era-da-inteligencia-artificial/> acesso em 10.nov.2023;
• <https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_artificial> acesso em 10.nov.2023;
Comments