top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

PROVÃO PAULISTA

Atualizado: 30 de nov. de 2023



DATA: 13/11/2023 - O Provão Paulista Seriado é um novo modelo de avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) que permitirá aos estudantes de Ensino Médio e Integrado das Etecs (assim como de outras redes públicas, com as estaduais ou municipais) a terem acesso direto a cursos de Ensino Superior gratuitos das Fatecs, USP, Unicamp, Unesp e Univesp. Estão previstas mais de 15 mil vagas para 2024, com ingresso dividido entre 1º e 2º semestre.


COMO PARTICIPAR?

Todos os alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e Integrado farão as provas automaticamente na própria unidade em que estudam. Não há necessidade de inscrição. Basta comparecer no dia e horário determinado para cada turma.


QUAL A DATA DAS PROVAS? (CRONOGRAMA ALTERADO)


• ALUNOS DA 3ª SÉRIE - 29/11 (qua.) e 30/11/23 (qui.) - Prova: 8h às 12h (no dia 30/11, o encerramento será as 13h por conta da aplicação da redação)


• ALUNOS DA 2ª SÉRIE - 01/12 (sex.) e 04/12/23 (seg.) - Prova: 8h às 12h


• ALUNOS DA 1ª SÉRIE - 01/12 (sex.) e 04/12/23 (seg.) - Prova: 14h às 18h


Atenção: Mesmo quem frequenta as aulas em período diferente deverá comparecer no horário determinado. Jovens que trabalham podem pedir a comprovação da participação nas provas, na secretaria da escola.


No 1º dia de prova, serão aplicadas as provas de linguagens e ciências da natureza, já no 2º dia, serão as provas de matemática, ciências humanas e sociais.


O QUE É A PONTUAÇÃO COMULATIVA?

O provão será aplicado anualmente nas três séries do Ensino Médio. Todos os estudantes devem obrigatoriamente participar da avaliação deste ano. As notas desta primeira edição serão consideradas quando o aluno estiver na 3ª série e quiser tentar uma vaga no Ensino Superior.


PORTAL DE ESCOLHA DE VAGAS (ALUNOS DA 3ª SÉRIE)

Somente quem está matriculado na 3ª série deve acessar até dia 08/12/23 (sex.) o site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br e indicar gratuitamente as opções de cursos que pretende concorrer a uma vaga pelo provão:


QUAL O PASSO A PASSO?

1º - Informe o RA (registro do aluno), o número do RA é diferente do RM (registro de matrícula) no CPS e pode ser consultado na página inicial após login no sistema acadêmico (NSA/Siga) ou na Diretoria Acadêmica da Etec.

2º - Insira suas informações pessoais, defina uma senha de acesso ao sistema e preencha o questionário socioeconômico.

3º - Indique as opções de cursos, que estão divididas em 3 Grupos, sem ordem de prioridade entre eles. O aluno pode selecionar as vagas de todos os grupos, mas não é necessário preencher tudo:

• GRUPO 1 - Unesp, Unicamp ou USP: pode escolher até três cursos, em duas universidades.

• GRUPO 2 - Fatecs: estão disponíveis até cinco opções de cursos em unidades diferentes.

• GRUPO 3 - Univesp: é possível escolher até três cursos.

Observação: Caso o aluno mude de ideia quanto à sua escolha, será possível acrescentar ou alterar as informações até 08/12/23.


E OS VESTIBULARES?

Apesar de facilitar o ingresso em um curso superior gratuito, o Provão Paulista não exclui a possibilidade dos estudantes interessados também participarem dos Vestibulares das Fatecs ou das outras universidades, aumentando assim as chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior.


FONTES:

• Comunicacao Geral do CPS enviado por e-mail em 13.nov.2023;

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page