top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS



DATA: 06/05/2020 - A partir de amanhã, 07 de maio de 2020, quinta-feira, começa valer o Decreto Nº 64.959 de 04/05/2020, publicado no D.O.E. de 05/05/20202 (link para o Decreto) do Governo do Estado de São Paulo que determina o uso geral e obrigatório de máscaras nas cidades paulistas por prazo indeterminado visando combater à pandemia do coronavírus.


O Decreto estabelece orientações básicas, cabendo as Prefeituras regularem o decreto, além de fiscalizarem seu cumprimento e aplicarem as multas. Destacando que o descumprimento trata-se de uma infração de medida sanitária e crime de desobediência, que podem gerar multa de R$ 276 a R$ 276 mil, ou mesmo levar a pena de detenção de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

ONDE É OBRIGATÓRIO O USO?

• Espaços públicos; • Estabelecimentos que executem atividades essenciais; • Repartições públicas estaduais; • Transporte por aplicativo (não se aplica a ocupantes de carros particulares); QUEM DEVE USAR?

• Consumidores; • Fornecedores; • Clientes; • Empregados; • Colaboradores; • Agentes públicos; • Prestadores de serviço;


Lembrando que é recomendado que as pessoas façam uso de máscaras caseiras, feitas de tecidos, os demais tipos de máscaras devem ser destinados aos profissionais que estão desempenhado atividades essenciais, em especial na área da Saúde, como médicos, enfermeiros, cirurgiões, etc.


MÁSCARA CONFECCIONADA SEM COSTURA OU COLA:


1) Vídeo extraído do Facebook do Dr. Drauzio Varella, que ensina a fazer uma máscara sem costura, usando apenas um pedaço de tecido e 2 elásticos usados para dinheiro:



2) Vídeo tutorial feito pelo youtuber Iberê Thenório (jornalista e criador do website "Manual do Mundo" especializado em conteúdos educativos e de entretenimento, em parceria com sua esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro) que conta com a participação também do youtuber Atila Iamarino (biólogo formado em microbiologia e doutor em virologia), no vídeo ele ensina a produzir um máscara sem costura, com uma camiseta velha:



MÁSCARA CONFECCIONADA À MÃO:


Sugerimos o vídeo da Profa. Michele Oliveira (Etec Itararé), que ensina o passo a passo da confecção de uma máscara de pano feita sem a necessidade do uso de máquina de costura, à mão, segue link de vídeo no Facebook (adiantamos material necessário: dois retalhos de 20 x 18 centímetros de algodão puro (de preferência para tecidos leves, como tricoline), agulha nº 7 ou a que tiver em casa, linha para costura, elástico nº 12 (32 cm para cada máscara)):



MÁSCARA CONFECCIONADA EM MÁQUINA DE COSTURA:


Vídeo que mostra em 10 passos como confeccionar uma máscara de tecido utilizando uma máquina de costura produzido pelo "Todos pela Saúde" (https://www.todospelasaude.org/), uma iniciativa, em parceria com o SUS, no combate do coronavírus formado por um grupo de especialistas de diversos setores da saúde:



COMPRA DE MÁSCARAS:


Aqueles que disporem de recursos podem ajudar o comércio local comprando suas máscaras de tecidos, vários produtores da cidade de Ibitinga (inserida no ramo têxtil) estão dedicando-se a fabricação e comercialização de máscaras, neste momento de pandemia, para superarem a crise financeira quem estão enfrentando. Procure por este vendedores nas redes sociais: Facebook, Instagram, etc.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page