top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

COMBATE AO FOGO


Conheça os Três Fatores que Compõem um Incêndio

Para que haja uma combustão e deste modo ocorra um incêndio, três fatores são primordiais: Combustível, Comburente e Reação em Cadeia, o chamado "Triângulo do Fogo". 1 - Combustível (qualquer material que possa vir a ser queimado, podem ser: sólidos (madeira, papel, tecido), líquidos (voláteis - aqueles que liberam gases, os mais perigosos, gasolina, álcool, e os não voláteis - aqueles que não liberam gases, graxa, tinta, óleo) ou gasosos (hidrogênio, acetileno, gás de cozinha), 2 - Comburente (aquilo que chamamos de ar, composto por diversos gases, entre eles, oxigênio, que em contato com o combustível gera a combustão, sem ele não há reação) e 3 - Reação em Cadeia(combustão que se processa em cadeia, após a partida inicial, o processo de queima é mantido pelo calor produzido pela reação, por exemplo, alguém joga uma bituca de cigarro no capim seco, a faísca inicia a queima, e o calor liberado mantem a reação em cadeia).

Conheça os Três Métodos de Extinção de Incêndio

Para que não haja fogo basta eliminar um dos três fatores que formam o chamado Triângulo do Fogo, conheça as três alternativas, mais utilizada, de como conseguir isto. 1 - Resfriamento - Muito utilizado, o objetivo é diminuir a temperatura daquilo que queima. A água é a substância mais comumente usada neste caso, pois absorve facilmente calor e é fácil de se encontrar (Exemplo: uso da água pelos bombeiros para extinguir o fogo de um prédio de andares em chamas). 2 - Abafamento - Consiste em diminuir ou eliminar a ação do comburente (oxigênio). (Exemplo: tampar uma panela de óleo de cozinha em chamas extingue o fogo) Sem a interação entre combustível e comburente não há fogo. É possível abafar o fogo com diversos materiais: tampas, cobertores, areia, vapor, espuma, etc. 3 - Retirada do Combustível - Consiste em retirar o material que ainda não foi atingido pelo incêndio, impedindo a reação de combustão em cadeia (Exemplo: ao fecharmos o registro do botijão de gás de cozinha o fogo das bocas do fogão se extingue). O Fogo deve ser combatido se for em pequena proporção, em caso de incêndio chame os Bombeiros (Ligue 193) ajude como puder. Maiores Informações acesse o site do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Para cada Classe de Fogo há um Tipo de Extintor

Para cada Classe de fogo há um Tipo de Extintor, veja algumas das Classes de fogo mais comuns. Classe A - Queima de materiais combustíveis sólidos que geram resíduos: madeira, borracha, papel, plástico, tecido, madeira, etc..., Classe B - Queima de líquidos ou gases inflamáveis: álcool, gasolina, graxa, óleos, etc..., Classe C - Queima em equipamentos e instalações elétricas energizadas: quadro de força, fiação elétrica, transformador, eletrodoméstico, etc... Tipos de Extintores: Extintor de Água Pressurizada (Fogo de Classe A) Pó Químico Seco (Ideal para Fogo de Classe B, mas funciona para A e C) Gás Carbônico (Ideal para Fogo de Classe C, mas funciona para A e B). Algumas Recomendações quanto aos extintores: Aprenda a usar os Extintores; Conheça os locais onde estão instalados; Informe qualquer irregularidade (lacre rompido, corpo amassado ou enferrujado, mangueira ressecada, etc...); Nunca obstrua seu acesso; Não retire lacres, etiquetas ou selos neles colocados; Não mexa nos Extintores, a menos que seja necessário utiliza-los ou revisa-los.


113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page