top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

ANO NOVO

Atualizado: 30 de jan. de 2023


DATA: 01/01/2023 - Feliz Ano Novo! Mas quando começa um Ano Novo? Em nosso calendário, 01 Ano tem 12 meses, que podem ter de 28 a 31 dias, se somarmos todos os dias, um ano pode ter de 365 a 366 dias. Então a cada ciclo de 365 dias (ou 366) temos um Novo Ano. Mas você sabe compreender cada conceito apresentado, vejamos a seguir:

DIA

O conceito de DIA corresponde a o período de tempo entre dois eventos iguais e sucessivos, como por exemplo o nascer do Sol, este é o dia solar. Este período esta relacionado ao movimento de Rotação da Terra, ou seja, o movimento em que o planeta realiza em torno de seu próprio eixo, esse movimento dura aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 04 segundos, que são arredondados para as 24 horas que compõem o nosso dia.

Movimento de Rotação

MÊS

Outro conceito importante para medida do tempo na Terra, é o MÊS, e ele está relacionado ao tempo aproximado necessário para a Lua dar uma volta ao redor da Terra, a chamada Lunação, que é observado pela mudança de fases da lua, Nova, Crescente, Cheia e depois Minguante, o tempo médio entre duas luas novas consecutivas é de 29 dias e 12 horas.

Fases da Lua

ANO

Já o ANO, no caso o Ano Solar, está relacionado ao tempo decorrido para se completar um ciclo de Estações, Primavera, Verão, Outono e depois Inverno. O ano também esta relacionado a um dos movimentos da Terra, o de Translação, que é aquele que o planeta faz ao redor do Sol, e tem duração média de aproximadamente 365 dias e 6 horas.

Movimento de Translação

Como sobram aproximadamente 6 horas em cada ano, a fim de ajustar o Ano do Calendário com o Ano Solar, e por conseguinte as Estações do Ano, foram criados os chamados Anos Bissextos, que ocorrem a cada 4 anos, e onde é acrescentado 1 dia a eles ( 4 anos x 6 horas que sobram em cada ano = 24 horas ou 1 dia a mais nos anos bissextos ).

Existem regras para definir se um ano é bissexto ou não, estes cálculos se fizeram necessários a fim de evitar maiores diferença entre o Ano Calendário e o Ano Solar. A conta é a seguinte, se o ano for divisível por 4 é bissexto, mas para os anos terminados em 00, que são os anos múltiplos de 100, só são anos bissextos se foram também múltiplos de 400.

Por exemplo, o ano 2000 é um ano bissexto, por que é múltiplo de 100 ( 2000 / 100 = 20 , o resultado é um número inteiro) e também é múltiplo de 400 ( 2000 / 400 = 5, o resultado também é um número inteiro).

ANO NOVO

O ANO NOVO corresponde ao início de um novo ano calendário, que ocorre no 1º dia do 1º mês do ano, no caso do nosso calendário, Janeiro. Atualmente nós utilizamos o Calendário Gregoriano, implantado em 1582 dC. pelo Papa Gregório XIII, que introduziu aperfeiçoamentos ao seu antecessor, o Calendário Juliano, implantado em 46 aC. pelo Imperador romano Júlio Cesar e idealizado por Sosígenes de Alexandria, em 46 aC. Devido, primeiramente, a expansão cultural ocidental, depois pela boa sincronia com o Ano Solar, o Calendário Gregoriano acabou sendo adotado na maior parte do mundo.

1º de Janeiro e Ano Novo

Mesmo diante dessa ampla aceitação, o Ano Novo é celebrado em diferentes datas em certos países, pois estes países mantêm calendários próprios para marcação das datas comemorativas, vejamos alguns exemplos:

CHINA - Eles têm um calendário próprio, lunissolar, uma mescla entre as fases da lua e a posição do sol, assim o Ano Novo Chinês em 2023 ocorrerá no dia 22 de janeiro;

IRÃ - Eles (e outros países da Ásia Central) utilizam o calendário persa, que é um calendário solar, o Ano Novo é chamado Noruz, e corresponde ao primeiro dia da Primavera, em 2023 esta data será em 20 de março;

ISRAEL - Eles utilizam o calendário judaico, que também é lunissolar, e se inicia na celebração do Rosh Hashanah, que em 2023 será em 15 de setembro, quando começa o ano judeu de 5784, pois além de usar um calendário diferente, eles utilizam uma contagem dos anos diferente.

Geralmente, quando acompanhamos o Ano Novo nos noticiários, nos deparamos que a seguinte frase, "Agora já é 2023 no Japão?", mas você sabe por que isto ocorre? Isto nos leva a outros conceitos.

HORA

O conceito de HORA esta relacionado ao conceito de DIA, e ao movimento de rotação da Terra também. Uma hora equivale a 60 minutos, que correspondem a 1/24 avós de um dia terrestre. Este divisão do dia em um múltiplo de 12 ( 12 x 2 = 24 ) por sua vez está relacionada ao amplo uso, no mundo antigo, do sistema de numeração duodecimal ( 12 casas do zodíaco, 12 meses, etc.).

MERIDIANO

Sabendo que a Terra tem uma forma circular, que por sua vez possui 360º, e que ela completa seu movimento de rotação em aproximadamente 24 horas, podemos dividir a superfície da Terra com linhas verticais, que vão do Polo Norte ao Polo Sul, os MERIDIANOS. Ficando assim o planeta com 24 gomos (como os de uma laranja, esta forma de gomo recebe o nome de fuso). Assim, a cada 1 hora, a Terra se desloca 15° ( 360 / 24 = 15), em seu movimento de rotação, completando um Fuso Horário.

Fusos e Meridianos

Ficou-se convencionado, em 1884, que o meridiano que atravessa o Observatório Real do Bairro Greenwich, na cidade de Londres, seria o Primeiro Meridiano, Meridiano de 0º, Meridiano de Greenwich ou UTC +0 (Universal Time Coordinated, Tempo Universal Coordenado) ele dividiria a Terra em 2 partes, a oeste temos o Hemisfério Ocidental e a leste temos o Hemisfério Oriental. Desse modo os fusos são numerados positivamente a leste (de UTC +1 até UTC +12) e negativamente a oeste (de UTC -1 até UTC -12).

Por exemplo, se são 13:00 em Ibitinga, que está no UTC -3, que horas seriam na cidade de Londres, que está no UTC +0. Para isso usamos a seguinte fórmula:

Temos que, (UTC + 0) - (UTC -3) -> (0) - (-3) -> 0 + 3 -> Diferença = + 3, então se são 13:00 em Ibitinga, são 16:00 em Londres, pois 13 + 3 = 16.

Mas se a cidade de Moscou está no UTC +3 que horas seriam lá? Usamos o mesmo raciocínio, temos, (UTC +3) - (UTC -3) -> (3) - (-3) -> 3 + 3 -> Diferença = + 6, então são 19:00 em Moscou, pois 13 + 6 = 19.

Porém se agora em Moscou são 19:00 (UTC +3), que horas seriam em Tóquio, que está no UTC +9? Usamos novamente a fórmula, (UTC +9) - (UTC +3) -> (9) - (3) -> Diferença = + 6, então são 01:00 em Tóquio, pois 19 + 6 = 25 -> 25 - 24 (pois o dia tem 24 horas) = 1.

Sabemos que agora são 13:00 em Ibitinga (UTC -3), em Manaus (UTC -4) que horas são? Utilizando a fórmula, (UTC -4) - (UTC -3) -> (-4) - (- 3) -> - 4 + 3, Diferença = - 1, então são 12:00 em Manaus, pois 13 - 1 = 12.

Fusos e Zonas Horárias

O UTC definem Zonas Horárias, as zonas seguem os fusos aproximadamente, pois elas levam em conta as divisões geográficas e políticas, de modo que, mesmo estando algumas dessas divisões em fusos diferentes sejam aplicadas a elas os mesmos horários.

MUDANÇA DA DATA

Mas quando 31 de dezembro passa a ser 1 de janeiro? Para isso foi estabelecido a 180º do Meridiano de Greenwich, o Antemeridiano de Greenwich, conhecido como IDL (International Date Line, Linha Internacional da Data), esta linha imaginária está fixada no meio do Oceano Pacífico, num local desabitado. Enquanto a Terra gira em seu eixo se um determinado fuso horário passar por essa linha ocorre então a mudança de data no ano calendário, por isso a diferença dos horários entre as celebrações de Ano Novo.


FONTES:

• <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_bissexto> acesso em 27.dez.2022;

• <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-Novo> acesso em 27.dez.2022;




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page