top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

BANDEIRA BRASIL


DATA: 24/11/2022 - Com os eventos da Copa do Mundo de Futebol de 2022 os brasileiros comumente voltam a se reconectar com alguns de seus símbolos nacionais, como o hino e a bandeira, vamos então conhecer um pouco da história da Bandeira do Brasil.

1ª Bandeira (1822-1889)

O Brasil teve sua primeira bandeira quando de sua Independência no ano de 1822 por meio de decreto do Imperador Dom Pedro I, tendo sido criada por Jean-Baptiste Debret, pintor francês, e era constituída por um losango amarelo sobre fundo verde tendo em seu centro o brasão de Armas do Império. O verde era a cor da Casa de Bragança, a qual pertencia o Imperador D. Pedro I, o amarelo era a cor da casa de Habsburgo-Lorena, a qual pertencia a Imperatriz D. Leopoldina.

Observe que em torno do brasão temos estrelas brancas sobre um círculo azul, estas cores estão associadas ao Condado de Portucale, condado que viria a se tornar o reino de Portugal.

Bandeira Provisória

Quando da Proclamação da República no ano de 1889, a bandeira imperial foi prontamente substituída por uma bandeira republicana provisória, idealizada por José Lopes da Silva Trovão, médico e jornalista, era obviamente inspirada na bandeira dos Estados Unidos da América, constituídas de faixas amarelas e verdes, com um grupo de estrelas sobre um quadrilátero azul.

Talvez por esta semelhança com a bandeira norte-americana, vários projetos de bandeiras para sua substituição logo foram apresentados, então em 19 de novembro de 1889, a bandeira do Brasil foi apresentada e oficializada, via Decreto nº 04 daquele ano, pelo presidente provisório, Marechal Deodoro da Fonseca, ficando a data como comemoração ao Dia da Bandeira.

2ª Bandeira (1889-atual)

A nova bandeira era uma projeto de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com a colaboração do astrônomo, Manuel Pereira Reis, temos um losango amarelo sobre fundo verde, em seu centro um círculo azul, divido por uma faixa branca, com o dizeres "Ordem e Progresso", em verde, além, de um conjunto de estrelas brancas.

Estrelas da Bandeira e os Estados

As 27 estrelas representam os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, e estão posicionadas de acordo com o céu do dia 15 de novembro de 1889, às 8:30 da manhã, data da Proclamação da República. Um erro comum é associar a estrela solitária, acima da faixa branca, com o Distrito Federal, quando na verdade ela representa o estado do Pará.

Lema: "Ordem e Progresso"

Já o lema "Ordem e Progresso" foi introduzido por Raimundo Teixeira Mendes, adepto da corrente filosófica Positivista, que ganhou destaque na Europa do século XIX, e acabou chegando ao Brasil para contribuir com o ideal do período pré-republicano. O lema trata-se de uma adaptação da frase de Auguste Comte, filósofo francês, pai do Positivismo, “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.

Hino à Bandeira

Outro fato interessante é que temos um Hino à Bandeira, criado, a pedido do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, por Olavo Bilac, poeta responsável pela letra, e por Francisco Braga, maestro responsável por sua música, tendo sido apresentado pela primeira vez em novembro de 1906.

Observamos na letra do Hino uma associação que fazemos de forma comum, mas incorreta, ou ressignificada, com relação as cores da bandeira, amarelo como nossas riquezas, o verde como nossas matas e o azul como nossos céus, como vimos acima elas estão mais relacionadas ao nosso passado português, visto que aparecem na primeira bandeira do Brasil ainda como Império com outro sentido.


FONTES:

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page