top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

DIA DE COMBATE AO CÂNCER

Atualizado: 10 de abr.


DATA: 08/04/2024 - O dia 08 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de unir diversas organizações de saúde ao redor do mundo para o combate e prevenção aos vários tipos de câncer, além de dar suporte aos pacientes acometidos por esta doença.


O QUE É O CANCER?

Câncer é o nome comum que se dá um grande grupo de doenças que podem se iniciar em quase todos os órgãos e tecidos do corpo humano, e é caracterizada pelo crescimento anormal, desordenado e incontrolável de células doentes, que acabam ultrapassando os seus limites normais podendo invadir as regiões próximas a elas ou mesmo se espalhar para outros órgãos. Quando atinge seu último estágio, que é chamado de metástase, costuma ser fatal. Neoplasia e Tumor Maligno são outros nomes comuns para o câncer.

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, sendo responsável por cerca de 9,6 milhões de mortes, ou 1 em cada 6 mortes, segundo dados de 2018. O câncer do pulmão, da próstata, colo retal, do estômago e do fígado são os tipos mais comuns entre os homens, enquanto o da mama, colo retal, do pulmão, da cervical e de tireoide são os mais comuns entre as mulheres.

A doença continua a crescer no mundo, exercendo uma enorme pressão física, emocional e financeira sobre os indivíduos, famílias, comunidades e governos. Muitos Sistemas de Saúde, principalmente em países pobres, não estão preparados para absorver o impacto dessa doença, sendo assim um grande número de pacientes com câncer não tem acesso a diagnóstico e tratamento adequado e a tempo. Os países que vêm conseguido aumentar as taxas de sobrevivência oferecem serviços de detecção precoce e acessível, tratamento de qualidade e programa de acompanhamento aos pacientes tratados.


Mulher fazendo Mamografia

COMO PREVENIR O CÂNCER?

Os especialistas da Área de Saúde dividem a prevenção em dois tipos, temos a Prevenção Primária, que são as ações voltadas para se evitar a exposição aos Fatores de Risco, em se tratando de câncer, os principais fatores são o álcool, o tabagismo, a obesidade, a exposição solar, alguns vírus e hereditariedade (o único fator impossível de se prevenir). Algumas das principais formas de se evitar os fatores de risco são: controlar o peso, praticar atividade física, não fumar, não beber, evitar exposição ao sol sem proteção e nos horários não recomendados, vacinar-se contra o vírus da Hepatite e HPV, usar proteção nas relações sexuais.

O outro tipo é a Prevenção Secundária, feita por meio de rastreamento e exames de Diagnóstico Precoce da doença. No caso do câncer, o objetivo é detectar a doença em seus estágios iniciais, quando geralmente não apresenta sintomas, tornando maior a probabilidade de cura. Entre os exames mais comuns para detecção precoce temos o Papanicolau, Teste para HPV, Endoscopia, Colonoscopia, Exame de sangue oculto nas fezes, Tomografia de baixa dose, Mamografia, etc.


Tratamento de Radioterapia

COMO TRATAR O CÂNCER?

As opções de tratamento incluem Cirurgia (remoção do órgão ou tecido doente), Quimioterapia (remédios que destroem ou inibem as células doentes) e Radioterapia (uso de radiação ionizante, tipo Raio-X, para destruir ou inibir as células cancerígenas), esses procedimentos podem ser realizados de forma isolada ou combinada. Geralmente o tratamento envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais que determinada o melhor plano de ação possível com base no tipo de tumor, estágio do câncer, fatores clínicos do paciente, entre outros.

Os Cuidados Paliativos, que focam na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias, são uma componente essencial dos cuidados oncológicos. A parte seguinte ao tratamento é o Acompanhamento aos pacientes, que inclui um cronograma detalhado para monitorar a remição do câncer e a detecção de novos focos de câncer, caso ocorram, avaliação e gerenciamento dos efeitos, a longo prazo, associados a doença e/ou ao seu tratamento.


FONTES:

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page