top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

ENEM 2022


DATA: 10/05/2022 - Estão abertas as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022, a partir de 10/05/22 (terça-feira) e até o dia 21/05/22 (sábado). As inscrição deverão ser feitas de forma online, pela internet, na "Página do Participante".


INSCRIÇÕES

A taxa de inscrição para o Enem 2022 é de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais), e deve ser paga até o dia 27/05/22 (sexta-feira), via Pix, cartão de crédito ou boleto bancário (que pode ser pago em bancos, casas lotéricas, aplicativos bancários ou Correios), a participação no exame será efetivada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição e das justificativas de ausência no ano anterior já estão divulgado no site do Enem. É importante informar que todos devem fazer inscrições, tantos os isentos da taxa de inscrição ou quanto os não isentos.

Este serão considerados válidos como documentos de identificação do candidato no dia das provas o seguintes documentos digitais: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados em seus respectivos aplicativos oficiais, captura de telas ("prints") não serão aceitos.

VERSÃO DIGITAL

Este ano acorrerá também a versão Digital do Enem, serão oferecidas 101.100 vagas desse processo aos participantes, após ter optado por esta versão o candidato não poderá fazer alteração depois. O candidato deve ir até o local de aplicação da prova indicado pelo Inep, a versão digital não poderá ser feita em computador particular.

QUEM FAZ O ENEM

Podem fazer o Enem todos os candidatos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio, aqueles que se encontram nesta condição por participar de prova como “treineiros”, utilizando as notas obtidas como instrumentos de autoavaliação de seus conhecimentos.

ONDE USAR O ENEM

As notas alcançadas pelos candidato no Enem podem ser utilizadas para concorrer a vagas em instituições públicas federais de ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e em instituições privadas, por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos), além de serem aceitas em instituições de educação superior em Portugal.

As notas do Enem também podem ser utilizados nos pedidos para financiamento estudantil por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

PROVAS

Os candidatos devem responder a 180 questões objetivas divididas em 4 (quatro) áreas de conhecimento: 1 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 2 - Ciências Humanas e suas Tecnologias; 3 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 4 - Matemática e suas Tecnologias. Além de elaborarem uma redação dissertativo-argumentativa a partir de uma situação-problema.

As provas dos Enem deverão ocorrer em 2 (dois) domingos, 13/11 e 20/11/22. A duração da prova é de 5 horas e 30 minutos, os portões dos locais de prova se abrem às 12h, e se fecham às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

Os gabaritos das provas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação das provas.


FONTES:

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page