top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

MAQUETES COMO TCC

Atualizado: 6 de dez. de 2023



DATA: 04/12/2023 - Manchete do Jornal "Folha de Ibitinga, Edição nº 735, de , 02/12/2023:

"ALUNOS DA ETEC CONSTRUÍRAM MAQUETES COMO TCC"

"Maquetes estão expostas na FAIBI e podem visitadas pela população. Projeto é voltado para expandir nos alunos, o processo de conhecimento nas aulas de Administração, e as maquetes passaram por avaliação criteriosa"

"Os alunos do período da manhã da Etec de Ibitinga, cursando o 3º ano do Ensino Médio com Técnico em Administração sob supervisão dos professores Randal e Fulvio, apresentaram no dia 23 de novembro, seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, de forma criativa ao desenvolverem maquetes baseadas no conteúdo das disciplinas da área técnica que tiveram ao longo do curso.

O Professor Randal Matteucci ressaltou que, por observação, acredita que o projeto de elaboração de maquetes como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC em nível técnico, apesar de ser diferente das monograas tradicionais, proporcionou aos alunos maior interesse na aplicação do conhecimento que tiveram ao longo do curso ao construírem suas maquetes, repre

sentando em escala reduzida ambientes e processos na área da administração, a partir de muita pesquisa e planejamento.

Segundo Oliveira (2006), é no processo de aprendizagem do pensar sobre a realidade cotidiana que se rompe com as enlaças da escola tradicional, da extensa e exaustiva descrição e memorização de conceitos sem contexto.

A representação real de cenários, ambientes e processos através da construção das maquetes, de acordo com o professor Randal Matteucci possibilitou aos alunos relacionar o conhecimento adquirido em sala de aula e visitas técnicas de maneira mais prática, visual e tangível.

Ao visualizar a maquete o aluno tem despertada a curiosidade de manuseá-la, ampliando assim as possibilidades de aprendizagem. Ao utilizar esse procedimento metodológico, o docente contribui para a percepção do educando em detrimento às relações do homem e espaço e a compreensão da dinâmica do processo de transformação da realidade em que ele se encontra inserido (GALLO; CASARIN; COMPIANI, 2002).

Matteucci observa também, que ao saírem da rotina das salas de aula os alunos cam mais entusiasmados, pois as aulas práticas aumentam o interessa dos jovens contribuindo com o processo ensino-aprendizagem.

A maquete escolhida pelos professores foi a “Empresa de Coleta Seletiva: Velho Amaro” elaborada pelos alunos Gabriela Cristina F. da Silva; Gabriele Moreira da Cunha; Maria Amábilie S. Alves; Rafael da Silva Carraschi e Thaís Torres P. Fogaça.

Matteucci informa aos interessados, que a maquete “Empresa de Coleta Seletiva: Velho Amaro” e outras duas estão em exposição na Faculdade de Ibitinga – FAIBI. Sendo está uma oportunidade para ver parte do trabalho desenvolvido pela escola Etec de Ibitinga, e também poder conhecer a FAIBI. Ambas as instituições públicas, gratuitas e de qualidade na cidade de Ibitinga."





FONTES:



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page