top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

MERRY CHRISTMAS

Atualizado: 7 de mar. de 2023


DATA: 25/12/2022 - Com a proximidade das Festas de Fim de Ano somos inundados por muitas músicas de Natal, cheias de coros e sinos, mas há alguns hits da música pop com temas natalinos que são bem divertidos, e podem acabar apresentando diversas novas palavras da língua inglesa:

Christmas é o Natal, data cristão católica que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a palavra se origina da expressão Christ's Mass (traduzindo, a Missa de Cristo), é comum encontrar esta palavra abreviada como Xmas. Já Merry tem o mesmo significado que Happy, que é Feliz, porém merry é uma palavra mais formal e menos comum de ser usada, ficando reservada a certas expressões, como Merry Christmas, que então é Feliz Natal.

Happy New Year é o nosso Feliz Ano Novo, sendo new = novo e year = ano, só lembrando que no inglês a ordem do adjetivo e substantivo é diferente do português, ou seja, na língua inglesa o adjetivo vem antes do substantivo.

Christmas Tree é a Árvore de Natal, o uso de árvores enfeitadas remonta a antigas tradições pagãs, nas quais certos tipos de árvores (como os pinheiros) eram cortadas e enfeitadas, e mantinham suas folhas verdes, mesmo no interior das casas e durante o inverno, o que as tornaram símbolos de prosperidade.

Atualmente enfeitamos nossas árvores com diversos tipos de Enfeites de Natal (Christmas ornaments), bolas (Christmas balls), estrelas (stars), sinos (bells), festões (tinsel), luzinhas pisca-pisca (fairy lights), anjos (angels), etc.

Santa Claus (ou apenas Santa) é o Papai Noel, figura lendária da cultura cristã ocidental que traz brinquedos (toys) para a crianças boazinhas na época do Natal, acredita-se que esta figura tenha origens em outras figuras mais antigas, como São Nicolau (santo católico), Father Christmas (figura do folclore inglês) e Sinterklaas (figura do folclore holandês, do qual acredita se ter originado o termo em inglês).

É sabido que o velhinho corpulento, de barba branca e roupa vermelha, entra nas casas pela chaminé (chimmey) e deixa os presentes (gifts) dentro das meias (stocking / socks) que foram penduradas sobre a lareira (fireplace).

Dizem também as lendas que o Papai Noel mora no distante Polo Norte (North Pole), e que conta com a ajuda de pequenos elfos (elves), que produzem todos os presentes que serão entregues na Véspera de Natal (Christmas Eve); e que, para poder realizar este trabalho a tempo, o Bom Velhinho usa um trenó (sleigh) mágico puxado por renas (reindeer) voadoras.

FONTES:




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page