top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

NOVEMBRO AZUL


DATA: /11/2020 - O Novembro Azul é o mês para conscientização da saúde do homem, e em especial, as campanhas a respeito da ida rotineira do homem ao médico e do câncer de próstata. A próstata é uma glândula masculina, que, quando doente, produz uma quantidade anormal de células (câncer); e que não tratada, costuma se espalhar (metástase) para os ossos e os linfonodos.

Umas das suas características principais, e mais preocupantes, é que se trata uma doença muito silenciosa em seu início, geralmente os pacientes só descobrem em consultas médicas, o que torna a visita frequente ao médico um passo muito importante para a saúde do homem. Entre os principais sintomas relatados pelos pacientes temos alterações urinárias e sexuais.

Entre os fatores de risco mais importante temos idade (quanto mais velho mais comum), histórico familiar (casos de doença na família, pai, irmão, avô) e etnia (mais comum em afrodescendentes).

O câncer de próstata é uma doença de desenvolvimento lento, o que aliado ao um diagnóstico precoce, dá grandes chances de cura em tratamentos que, por vezes, não envolvem cirurgia nem tratamento mais radicais (como radio e quimioterapia).


CINCO MÁXIMAS DA SÁUDE DO HOMEM


• MEXA-SE: A melhor coisa que você pode fazer para sua saúde é ser ativo. A maneira como você deseja se mexer depende de você. Nenhum desafio é pequeno ou grande demais.

• VISITE OS AMIGOS E FAMILIARES: Às vezes precisamos priorizar aspectos de nossas vidas, mas sempre se esforce para ficar conectado com os outros, faz bem para você e para eles.

• FALE SOBRE A VIDA: É importante falar sobre os grandes impactos da vida do homem (relacionamentos, finanças, desemprego, paternidade), conversando sobre eles podemos aprender a lidar melhor com eles.

• CONHECIMENTO É PODER: Doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas, tem como grande componente de risco, o histórico familiar. Converse com sua família e saiba quais doenças que os seus parentes diretos tiveram; assim você entenderá melhor sua própria saúde.

• SE VOCÊ SENTIR ALGO, FAÇA ALGO: Você conhece seu corpo melhor do que ninguém. Se você sentir que algo não está bem, não fique esperando passar, vá ao médico e veja do que se trata. A detecção precoce é muito importante para se tratar os grandes problemas de saúde.


FONTES:

• Disponível em <https://ex.movember.com/pt/mens-health/prostate-cancer> Acesso em 05.nov.2020;

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page