DATA: 30/07/2021 - COMUNICADO Nº 01/2021-DIR de 28/07/2021
Considerando as diretrizes relativas ao Planejamento do 2º semestre de 2021 com o retorno presencial às aulas, previsto para 02/08/2021, as Unidades de Ensino precisam organizar seus espaços físicos a fim de atender os protocolos sanitários, bem como as questões socioemocionais para o acolhimento de alunos e docentes com o objetivo de garantir uma retomada responsável e segura.
Desta forma, na Etec “Vereador e Vice-Prefeito Sérgio da Fonseca” chegou-se a um consenso que o retorno às aulas presenciais serão conforme segue:
NA ETEC SEDE EM IBITINGA
Na Etec Sede haverá um Coordenador de Retomada com 30 HAEs, sendo 10 HAEs para cada período de aulas.
PARA OS ETIMS:
• Existem 06 classes em funcionamento nos Cursos de Administração e Desenvolvimento de Sistemas (ETIMS). As mesmas serão divididas em 03 turmas denominadas de: Amarelo, Azul e Vermelha (listas dos alunos fixadas nos murais da Etec).
• Em cada semana uma turma terá aula presencial em período integral e as outras duas turmas terão aulas remotas, que serão transmitidas ao vivo, ocorrendo um rodízio semanal, sucessivamente, conforme planilha abaixo:

• Para o início da aulas os alunos serão recepcionados na entrada principal do prédio, onde estará disponibilizado tapete sanitizante e álcool gel para higienização das mãos.
• Será aferida a temperatura na entrada.
• Os intervalos e horários de almoço serão organizados por sala, para que não haja aglomeração, pois o espaço comum (Pátio) é bem pequeno e não comporta mais de 30 alunos, número para que possamos manter a regra de distanciamento, ou seja, 01 metro de distância entre as pessoas.
• Os horários para Café serão organizados conforme consta no horário de aulas:

• O Almoço acontecerá das 12h20min até às13h30min, sendo assim escalonado:

• Por conta do escalonamento para refeição o horário de entrada para o período da tarde será alterado de 13h20min para 13h30min e a saída será às 15h10min.
• As escadas serão sinalizadas com separação para subida e descida, em lados opostos.
• Como a escola só possui dois sanitários masculinos e dois femininos, a organização dos intervalos evitará a aglomeração e possibilitará a higienização o mais próximo possível do ideal (só temos 02 funcionárias de limpeza no período da manhã, 01 à tarde e 01 à noite).
• Os alunos serão incansavelmente orientados a seguirem as normas de convivência estabelecidas no Protocolo Sanitário pelo Coordenador da Retomada com o auxílio de todos professores e servidores administrativos, em especialmente da Orientação Educacional.
PARA OS MODULARES NOTURNOS - SEDE:
• Na Sede existem 05 Classes de Cursos Modulares no período Noturno: 1º Módulo de Recursos Humanos, 1º Módulo de Comércio, 2º Módulo de Serviços Jurídicos, 2º Módulo de Desenvolvimento de Sistemas, 3º Módulo de Logística e 3º Módulo de Informática para Internet .
• As Classes dos 1ºs Módulos serão divididas em 03 turmas para rodizio e, em cada semana uma turma terá aula presencial e as outras duas turmas terão aulas remotas (listas dos alunos fixadas nos murais da Etec), ocorrendo um rodízio semanal, sucessivamente, conforme planilha abaixo:

• Nas classes dos 2ºs e 3ºs Módulos, os alunos poderão frequentar diariamente as aulas porque não se ultrapassa o limite de alunos possíveis em sala de aulas para se manter o distanciamento.
• A refeição (Jantar) será servida em esquema de escalonamento para evitar aglomeração e ocorrerá da seguinte forma:

• Os alunos serão incansavelmente orientados a seguirem as normas de convivência estabelecidas no Protocolo Sanitário pelo Coordenador da Retomada com o auxílio de todos professores e servidores administrativos, em especialmente da Orientação Educacional.
REGRAS GERAIS
1. Se o aluno apresentar tosse, febre, canseira, diarreia ou qualquer outro sintoma de COVID-19 deverá ficar em casa ,enquanto perdurarem os sintomas e a escola deve ser comunicada.
2. Em cada sala de aula será disponibilizado papel toalha e álcool 70%, e cada aluno e professor será responsável por higienizar sua carteira/mesa de trabalho.
3. Os alunos deverão trazer garrafinha para tomar água, pois os bebedouros foram inutilizados a fim de seguir o protocolo sanitário.
4. Os alunos deverão trazer máscara sobressalente para o caso de ser necessária a troca, lembrando que a máscara de pano deve ser trocada a cada 2 horas.
5. Os alunos deverão trazer material escolar de casa, pois não será permitida a troca de materiais entre eles.
6. Os alunos só poderão sair da sala de aula, fora dos horários previstos, em caso de extrema necessidade e com autorização do professor.
7. Todos os pais/responsáveis deverão comparecer na escola até o dia 10/08/2021 para assinarem o termo de responsabilidade pelo retorno ou não de seu filho.
8. Este planejamento pode sofrer adequações conforme necessidades que surjam ao longo dos dias.
Ibitinga, 28/07/2021
Profa. Rosa Maria Ellero Zuliani
Diretora de Escola Técnica
Comments