top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

FALSOS COGNATOS

Atualizado: 10 de nov. de 2023


DATA: 28/10/2023 - Além da proximidade geográfica, a Península Ibérica, Espanha e Portugal têm suas línguas - Espanhol e Português - como um ponto de aproximação. Ambas as línguas têm origem no Latim, mais especificamente no Latim Vulgar, que era falado pelas classes inferiores do antigo Império Romano.

Essas línguas são parte de uma família linguística chamada de línguas Neolatinas, Latinas ou Românicas. Entre as línguas mais populares dessa família, encontramos o Francês, o Italiano e o Romeno, além de uma série de outros idiomas falados por um número menor de pessoas, como os dialetos Catalão e Galego.

Devido à mesma origem, essas línguas apresentam muitas similaridades. Um exemplo bom de se perceber isto é o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é bem semelhante nestes idiomas:

Trechos em Idiomas Neolatinos

Tendo em vista que o Português e o Espanhol se originaram a partir do mesmo idioma e que há uma proximidade geográfica entre os países onde são falados, ambas as línguas compartilham muitas palavras que são parecidas na forma como são escritas (morfologia), faladas (fonética) e no significado (léxico). Essas palavras são chamadas de cognatas. Veja alguns exemplos abaixo:

Exemplos de Cognatos

No entanto, há palavras em Espanhol e Português que, embora pareçam semelhantes em pronúncia e escrita, têm significados bastante diferentes, resultando em erros comuns cometidos por falantes das duas línguas. Essas palavras são conhecidas como falsas cognatas. Abaixo, estão alguns exemplos:

Exemplo de Falsos Cognatos

Por que ocorre esse fenômeno? Embora o Português e o Espanhol tenham a mesma origem (o Latim), eles evoluíram de maneiras distintas e foram influenciados de forma diferente ao longo do tempo. Como resultado, as línguas portuguesa e espanhola faladas no cotidiano apresentam um grande número de palavras semelhantes em sua grafia e pronúncia, mas com significados diferentes.


FONTES:




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page